Guerra e New Look- Os anos 1940 começam em plena Segunda Guerra Mundial, estamos em uma época de racionamento de materiais e alimentos, portanto escassez de tecidos. Temos também as mulheres, assumindo seu lugar no mercado de trabalho, principalmente nas fábricas, já que os homens estão nas trincheiras. As roupas portanto, tem que ser práticas. Vestidos de noiva não são uma prioridade e muitas noivas se casam com roupas “comuns”. Também não há muitas flores e pensem que muitas vezes o casamento tinha que ser bem rápido, já que o noivo embarcaria logo para o combate. Quando há vestido de noiva, ele geralmente é feito em casa, com tecidos não tão nobres ou reaproveitando um vestido antigo de família ou mesmo de algum amigo ou conhecido que emprestasse. Já li uma história de um vestido de noiva que foi usado por cinco noivas diferentes, assim todas teriam a oportunidade de serem noivas.
Foi nesse época também que as mulheres tiveram que ser muito criativas para cuidar da própria beleza. Lenços e turbantes entram na moda, pois são práticos, protegem os cabelos, impedindo que os cabelos caiam no rosto, ou fique preso nas máquinas. Eles também substituem os chapéus, pouco práticos e mais difíceis de produzir na época, com o racionamento, além de esconderem a falta de produtos para tratar os cabelos. Na falta de meias de seda, as mulheres pintam as pernas, simulando a costura das meias, usando até mesmo graxa pra isso. O desejo de beleza e a vaidade feminina não conhecem limites :).

Wartime Bride Sets Out For Church

Noiva inglesa saindo para o casamento. A casa dela havia sido bombardeada poucos dias antes.

war

war2

mieava

Com a falta de flores, muitas noivas usavam broches ou chapéus com flores artificiais ao invés do buquê. Era considerado antipatriótico casar com vestidos muito elaborados e até mesmo as divas de Hollywood usavam modelos mais simples. Na segunda foto vemos a diva Ava Gardner e o ator Mickey Rooney no dia do seu casamento.
A guerra termina em 1945. Em 1947, Christian Dior lança sua coleção Corole inspirada nas flores e na silhueta super feminina da Belle Epoque, depois de alguns protestos, afinal os modelos usavam enormes quantidades de tecido depois de tanto tempo de racionamento, a coleção foi um sucesso e a silhueta proposta é apelidada por uma editora de moda de New Look. A verdade é que depois de tanto horror, todos estavam sedentos por beleza, suavidade, luxo, tudo isso presente no lindo trabalho de Dior.

cd

cd2

queene

Vestido de Casamento da rainha Elizabeth II da Inglaterra, em 1947. O vestido mescla elementos do começo dos anos 1940, como o decote, com elementos do New Look, como a cintura bem marcada e saia mais aberta, em A. Na época do casamento o vestido foi comprado usando cupons de racionamento que ainda eram usados ( muitos súditos mandaram cupons para ajudar na compra, mas a família real os devolveu) e foi preciso anunciar que as pérolas usadas no vestido vinham da China ( assim como a seda) e não do Japão, que fora inimigo da Inglaterra durante a guerra.
Os anos 1940 não são tão populares entre as noivas modernas, mas a silhueta New Look de Christian Dior sim, com muita influência dos anos 1950, que serão assunto depois :).

About these ads